Relógio

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Meninos têm nota melhor se não estudam com meninas, mostra pesquisa

Os meninos têm notas melhores quando estudam em colégios só para meninos comparados aos que frequentam escolas mistas, onde as garotas normalmente os superam, mostrou uma pesquisa recente feita na Nova Zelândia.

O estudo, da Universidade de Otago, comparou o desempenho escolar de mais de 900 meninos e meninas no ensino médio de escolas mistas e separadas na Nova Zelândia.

Quando os estudantes estavam em escolas separadas pelo sexo, a tendência sutil era de que que os meninos tivessem um desempenho melhor do que o das meninas.

Em escolas mistas, no entanto, havia uma clara tendência de que as garotas superassem os meninos, em um padrão consistente pelo menos até os 25 anos.

"Essas descobertas são coerentes com o argumento de que escolas separadas por gênero reduzem ou eliminam a diferença entre meninos e meninas nos resultados escolares", disse Sheree Gibb, da equipe de pesquisas.

O estudo foi publicado pela revista "Australian Journal of Education".

Materia extraida do site: www.folhaonline.com.br

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

JUSTIÇA REABRE INSCRIÇÕES ENEM

O Ministério da Educação (MEC) divulgou uma nota na tarde desta quinta-feira (20) dizendo que irá recorrer da decisão da Justiça Federal que determina, em caráter liminar, que as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sejam reabertas até o dia 28 de agosto.

A nota oficial diz que o Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais (Inep) "tomou conhecimento por fax do teor da medida liminar que determina a reabertura do período de inscrições para o Enem, encerrado há mais de um mês".

O texto afirma ainda que "as inscrições transcorreram normalmente, não havendo registro de problemas relativos à exigência do CPF. Foram mais de 4,5 milhões de inscritos. A medida liminar foi proferida sem que o Instituto ou o Ministério da Educação fossem ouvidos. O Inep recorrerá da decisão, com o objetivo de assegurar o cronograma de aplicação dos exames do Enem".

AÇÂO CIVIL

O pedido foi feito pelo Ministério Público Federal no Rio de Janeiro que entendeu que o Inep não poderia ter exigido o CPF dos candidatos no ato da inscrição.
No entendimento do MPF, os estudantes menores de idade não são obrigados a ter o documento.
Na decisão, o juiz Bruno Otero Nery, da 6ª Vara Federal do Rio de Janeiro, diz que "a exigência de apresentação do número de inscrição no CPF/MF pelo estudante do ensino médio para regular participação no Enem (...) revela-se profundamente despida de razoabilidade, ferindo, dessa forma, princípio essencial para o devido exercício da função administrativa".
O texto da decisão segue dizendo que "tendo em vista que os participantes do Enem encontram-se na faixa etária média compreendida entre 15 e 17 anos, na qual não é exigido seu cadastro no Ministério da Fazenda, a título de CPF, (....), a ausência de tal inscrição não pode gerar sanções àquele indivíduo que tem idade naquela faixa etária".

Caso o Inep não cumpra a decisão, a multa diária é de R$ 10 mil.

Serviço: Inep – Dúvidas sobre o Enem podem ser tiradas pelo telefone 0800-616161 ou pelo e-mail faleconosco@inep.gov.br

Matéria extraída do site: http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Fórum de Inspeção Escolar

Está sendo realizado entre os dias 11 a 14 de agosto em Palmas no auditório do Hotel Turim o Fórum de Inspeção Escolar – reflexão, análise e orientação, um grande momento para troca de experiências e avaliação do nosso trabalho.

O encontro contará com os profissionais da inspeção escolar das 13 Diretorias Regionais de Ensino os temas a serem discutindo no encotro sao: informatização dos registros de Certificados e Diplomas, o Diário de Classe, a regularização dos atos legais das escolas.

Segundo o site da SEDUC o Fórum também vai capacitar os inspetores para dar suporte às escolas na implantação do novo sistema de certificação. Até o fim deste ano todas as unidades de ensino da rede estadual, privadas, e que oferecem cursos técnicos e profissionalizantes vão ter autonomia para registrar seus próprios certificados.
Extraido do site: www.seduc.to.gov.br por Geórgia Milhomem

XI Encontro PROGESTÃO


A Diretoria Regional de Ensino, por meio da Coordenadoria Regional de Gestão Pedagógica informa que será realizado o 11º encontro da 6ª edição do Progestão - Projeto de Capacitação a Distância para Gestores Escolares, no dia 17/08 no auditório desta Diretoria para as turmas MR1 (Miracema e Barrolândia) no horário de 8h ás 12h e das 14h às 18h para MR2 (Lizarda, Mansinha, Rio Sono, Miranorte, Tocantinia e Rio dos Bois)

Atendendo à necessidade premente de divulgar as políticas Educacionais desenvolvidas em âmbito nacional o Ministério da Educação lançou o 10º modulo do Progestão com o tema: Como articular a gestão pedagógica da escola com as políticas públicas da educação para a melhoria do desempenho escolar?

Unidade 1 – Por que e como articular o Projeto Pedagógico da escola com as políticas educacionais?

Unidade 2 – Avaliações externas e indicadores educacionais.

Unidade 3 – Ações pedagógicas da escola face aos resultados nas avaliações externas: o caso da Prova Brasil.

Unidade 4 – Apropriação de contribuições das políticas públicas para a gestão pedagógica.

Informamos ainda que a apresentação do artigo e a reposição dos módulos ficarão somente para os dias 17 e 18 de setembro.

I Encontro de Voluntários da Escola

Foi realizada na manhã do dia 11 de agosto, pela Diretoria Regional de Ensino de Miracema através da Coordenadoria de Gestão Pedagógica o I Encontro de Voluntários participaram do encontro 42 voluntários das unidades escolares jurisdicionados a esta DRE.

O encontro contou com a presença dos psicólogos Dr. Cícero Pereira Lima, que proferiu a palestra “Motivação no Contexto Escolar” e com a Drª. Adriana Carla Leme Netto com a palestra “Vivencias Solidárias dentro do Contexto Social”, ambos voluntarios das unidades escolares no municipio de Miracema assim como, a apresentação do Projeto "Sou Voluntario da Escola" pela Técnica Pedagógica de Programas e Projetos da DRE

Durante o encontro os voluntários Maikon Rodrigo F. de Araújo, Ricardo de Freitas Gonçalves e Robertinho Ribeiro de Oliveira relataram suas experiências enquanto voluntários. Tivermos também a presença do técnico de futebol o português José Armando Correiro Sá ele ressaltou a importância do esporte como inclusão social.

Vale salientar que a LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação privilegia os “processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.” Além disso, “a educação deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social.”

A importância do voluntariado possibilita que alunos, professores, funcionários, pais e demais agentes se envolvam com a escola, vivenciando valores como: solidariedade, comprometimento, respeito às diferenças, por meio da atuação em projetos e ações articuladas com o currículo escolar; dá novos significados aos conteúdos curriculares e potencializa a formação de cidadãos envolvidos com a solução de problemas de suas realidades, sejam eles sociais, educacionais, de saúde, ambientais, entre outros.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

O que é Auto-Estima? Gilberto Wiesel

Conseqüências de uma boa auto-estima:
Nos convencemos que somos capazes e merecedores das nossas mais altas vitórias.Expandimos nossa capacidade de ser feliz.

DICAS PARA ELEVAR A AUTO-ESTIMA PARA MELHORIA NO TRABALHO:
01. VIVER RESPONSAVELMENTE: Devemos assumir plenamente a responsabilidade por conquistar o que almejamos. Nada de esperar pelos outros para realizar nossos sonhos, ou seja, devemos aceitar a responsabilidade da nossa própria existência. A auto responsabilidade permite perceber que somos responsáveis pelas nossas escolhas e atos, pela maneira como organizamos o tempo, pelo nível de consciência exigidos no trabalho, pelas relações que optamos entrar e manter, pela maneira como tratamos as outras pessoas ( o companheiro (a), filhos, pais, amigos, colegas, chefes e subordinados),enfim, somos o principal agente da nossa existência, a partir dessa consciência geramos uma auto-estima saudável.
02. SER VERDADEIRO: Uma boa auto-estima exige congruência. Quando vivemos diferentemente do que somos e sentimos, estaremos enganando os outros e a nós mesmos. Indicando com isto que nos rejeitamos. A auto rejeição nos leva a mascarar as nossas capacidades além de impedir a identificação das nossas possíveis dificuldades. Se tivermos a coragem de deixar que os outros vejam o que somos, estaremos reconhecendo os nossos valores.
03. COMPARTILHE SUAS CONQUISTAS: Toda vez que dividimos com os outros nossas conquistas, intimamente estamos reforçando nossas capacidades. Quando ao contrário, guardamos de forma egoísta nossas realizações, estamos muitas vezes manifestando um comportamento de medo, pela possibilidade da perda destas conquistas. Porem é importante que escolhamos com quem compartilharemos estas conquistas, porque pessoas com baixa auto-estima, nos desmotivam para ir em frente. Por isso pergunte a você mesmo: Com quem gostaria de compartilhar suas vitórias?
04. SER OBJETIVO: Estabelecer objetivos de curto, médio e longo prazo permitirá a preparação de providências para a efetivação dos mesmos, além de contribuir para organização dos nossos comportamentos, valores e a correta avaliação das ações para conquistar os resultados desejados. Além disso, auxilia na avaliação dos critérios utilizados. Devemos nos preocupar em estabelecer um inicio, um meio e um fim para cada objetivo, e monitorar em que fase nos encontramos. Respeitar a seqüência natural das coisas impedirá que iniciemos pelo fim. Afinal não poderemos finalizar algo que não começamos.
05. LIVRE-SE DA CULPA: Toda vez que nos sentimos culpados por algo que fizemos e cujo resultado não foi o esperado, é vital olharmos para este contexto pessoal com benevolência e vontade de nos entender. Deveremos ser para nós mesmos um grande amigo, para evitarmos a autocondenação. A culpa não pode ser considerada uma virtude. Não podemos nos orgulhar por sermos rígidos e intransigentes, pois isto nos deixa impotentes, paralisa nossas ações. Para sermos felizes, não podemos nos entregar a culpa, ao contrário, devemos nos libertar dela.

GILBERTO WIESEL é Consultor de Empresas, Conferencista, Empresário, Escritor, Agropecuarista. Graduado em Administração de Empresas. Especialista em Motivação com formação em Qualidade Total. Pós-graduado em Marketing pela FGV, Especializado em Vendas pela ESPM. Master-Practitioner em Programação Neurolingüística pela Sociedade Brasileira de PNL. Formação em Terapia da Linha do Tempo, membro da Time Line Therapy, Hawai-USA.