Relógio

terça-feira, 11 de agosto de 2009

I Encontro de Voluntários da Escola

Foi realizada na manhã do dia 11 de agosto, pela Diretoria Regional de Ensino de Miracema através da Coordenadoria de Gestão Pedagógica o I Encontro de Voluntários participaram do encontro 42 voluntários das unidades escolares jurisdicionados a esta DRE.

O encontro contou com a presença dos psicólogos Dr. Cícero Pereira Lima, que proferiu a palestra “Motivação no Contexto Escolar” e com a Drª. Adriana Carla Leme Netto com a palestra “Vivencias Solidárias dentro do Contexto Social”, ambos voluntarios das unidades escolares no municipio de Miracema assim como, a apresentação do Projeto "Sou Voluntario da Escola" pela Técnica Pedagógica de Programas e Projetos da DRE

Durante o encontro os voluntários Maikon Rodrigo F. de Araújo, Ricardo de Freitas Gonçalves e Robertinho Ribeiro de Oliveira relataram suas experiências enquanto voluntários. Tivermos também a presença do técnico de futebol o português José Armando Correiro Sá ele ressaltou a importância do esporte como inclusão social.

Vale salientar que a LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação privilegia os “processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.” Além disso, “a educação deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social.”

A importância do voluntariado possibilita que alunos, professores, funcionários, pais e demais agentes se envolvam com a escola, vivenciando valores como: solidariedade, comprometimento, respeito às diferenças, por meio da atuação em projetos e ações articuladas com o currículo escolar; dá novos significados aos conteúdos curriculares e potencializa a formação de cidadãos envolvidos com a solução de problemas de suas realidades, sejam eles sociais, educacionais, de saúde, ambientais, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário