- Acompanhar a equipe gestora nas Unidades Escolares da Rede Estadual de Ensino jurisdicionada à Diretoria Regional de Miracema do Tocantins, com foco no fortalecimento da liderança escolar, monitorar, acompanhar e avaliar os resultados de aprendizagem para definição de estratégias que viabilizem o processo de ensino - aprendizagem.
COMPETÊNCIAS:
Acompanhar e orientar a comunidade escolar no que se refere:
1. Acompanhar os índices de aproveitamento da escola, analisando-os e comparando-os, bimestralmente, com relação aos índices do ano anterior. Traçar o perfil da escola, através da matriz diagnóstica (técnicos de acompanhamento), o perfil do gestor e da comunidade escolar, considerando índices de aprovação, reprovação e abandono.
2. Apresentar sugestões no decorrer do processo de apropriação dos dados da escola, contribuindo com o fortalecimento da gestão.
3. Apropriar-se dos documentos norteadores da gestão escolar: Procedimento de matrícula, Regimento Escolar, atribuições dos diretores, manual de orientação à Associação de Apoio à Escola, manual do Prêmio Gestão, Orientações do Ensino Fundamental de 9 anos, Lei 1818/2007, Calendário Escolar, Referencial e Proposta Curricular dos Ensinos Fundamental e Médio, entre outros.
4. Acompanhar e avaliar a execução e os resultados do Plano de Melhoria do Prêmio Gestão. Identificar os problemas da escola com base na auto-avaliação e detectar se os mesmos estão contemplados nos projetos norteadores do trabalho da escola (revisão/elaboração do PPP, PEA).
5. Acompanhar e avaliar a execução e os resultados do Plano de Gestão dos diretores contemplados no Processo de Seleção, para fazer as intervenções necessárias. (Integrar ao PPP da escola).
6. Acompanhar e orientar as Unidades Escolares no alcance dos indicadores de qualidade definidos no Instrumento de Auto-Avaliação do Prêmio Gestão Escolar.
7. Consolidar dados e emitir relatórios sobre a situação da escola com base na prática de análise dos resultados de aprendizagem: analisar, conhecer e contribuir com a efetivação de ações voltadas aos baixos índices de aprendizagem dos alunos, detectando os fatores causadores dos problemas. (executar essa ação com a escola).
8. Auxiliar a escola a apropriar, analisar e trabalhar com seus índices de aproveitamento.
9. Monitorar, avaliar e orientar a A.A.E. e Grêmio Estudantil para uma atuação eficaz, com base no Manual de Orientações à AAE, acompanhando a: periodicidade de reuniões, conhecimento das atribuições e participação no planejamento da escola.
10. Orientar e fortalecer o Programa Escola Comunitária e Gestão Compartilhada – ECGC.
11. Apoiar e avaliar a execução do impacto dos cursos de formação da equipe diretiva nas escolas: Progestão, GET, GSE e OPE
12. Fortalecer a rede de referência em Gestão Escolar/Educacional de excelência por meio da realização de estudos, discussões e produções a partir de fóruns, seminários, simpósios e outros, estabelecendo parcerias com instituições afins.
13. Promover a articulação dos conhecimentos adquiridos nos cursos de formação continuada de gestores com as ações das Unidades Escolares.
14. Analisar e orientar as práticas avaliativas do desempenho dos servidores da escola: verificar o grau de satisfação da comunidade escolar; implementação da avaliação institucional; analisar e contribuir com a prática de circulação de informações na escola.
15. Conhecer a organização dos ambientes educativos na escola: clima escolar, organização dos espaços, disciplina dos alunos, recreio, planejamento dos professores, instalações físicas e materiais da escola, dia pedagógico, quadro de pessoal (normativa de modulação), gráfico de faltas X carga-horária, perceber as práticas de valorização e reconhecimento do trabalho e esforço dos profissionais da escola.
16. Verificar a integração entre os profissionais da escola, pais e alunos, nível/estratégias de participação da comunidade nos processos educativos da escola, circulação de informações, grau de satisfação dos pais e alunos. Intensificar o conhecimento e observância da legislação educacional: divulgação e aplicação (Acesso da comunidade aos documentos oficiais).
17. Construir banco de dados acerca das parcerias e voluntariado da escola: amigos da escola, selo solidário, profissional da Saúde para o Ensino Especial e outros, divulgando as ações, adesões e resultados para o processo educativo.
18. Emitir relatórios referentes ao monitoramento evidenciado pontos significativos e fazendo encaminhamento aos demais setores sobre a necessidade de intervenções;
19. Monitoramento “in loco” nas unidades escolares da rede Estadual de ensino da sede e nas escolas fora da sede da Diretoria Regional de Ensino o mesmo será contemplado dois dias em cada U.E.
AVALIAÇÃO:
Será efetivada continuamente baseando-se na auto-avaliação e nos resultados obtidos a partir das intervenções e envolvimento da equipe escolar. Ao final de cada relatório serão evidenciados os pontos favoráveis e desfavoráveis, socializados com a equipe técnica para troca de experiência e traçar metas e ações para as intervenções que forem necessárias.
Repasses às coordenadorias específicas os pontos observados que compete a cada uma.
O monitoramento “in loco”será realizado quinzenalmente na sede e a bimestralmente nas escolas fora da sede.
Este texto faz parte do Plano de Trabalhos dos Técnicos Pedagógicos de Gestão para o ano de 2009, no documento oficial consta as ações que serão desenvolvidas para o ano vigente, bem como o cronograma de monitoramento das escolas da sede e fora da sede.
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