Materia extraida do site www.ser.com.br por Amanda Cieglinski - Fonte: Agência Brasil
http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2009/07/24/materia.2009-07-24.5620795429/view
Indicador I - Articulação do Coordenador de Gestão Pedagógica para integração da equipe e elaboração coletiva do Plano de Ação da Coordenação.
Ação - Articular com a equipe de gestão para a elaboração do Plano de Ação.
Metodologias:
Meta - Pretende-se atingir 75% de integração e participação da equipe na elaboração do Plano de Ação.
Indicador II - Articulação e efetividade do trabalho da Coordenação de Gestão e demais coordenações da DRE.
Ação - Integrar com as demais coordenações para efetivar o trabalho em equipe.
Metodologias:
Meta - Espera-se alcançar 75% de integração e efetividade do trabalho da gestão com as demais coordenações.
Indicador III - Subsidio e monitoramento do PPP (PEA e PDE-Escola), verificando a coerência com as metas e estratégias propostas como marcos orientadores da educação oferecida pela escola, de modo a orientar propostas de melhoria (Gestão Participativa – Indicador 1 e 2)
Ação - Subsidiar e Monitorar o PPP das unidades escolares para verificação da efetividade das ações, bem como propor intervenções de melhoria.
Metodologias:
Meta - Pretende-se que 75% dos PPP das U.E’s sejam monitorados e as ações sejam executadas de forma efetiva.
Indicador IV - Subsidio e acompanhamento da auto avaliação da escola, de modo a perceber a mobilização da Associação de Apoio à Escola, a fim de que a auto-avaliação seja realizada de forma abrangente, participativa e dinâmica, verificando a coerência com os planejamentos da escola.
Ação 1: Motivar a participação das unidades escolares no Prêmio Gestão;
Metodologias:
Meta 1 - Espera-se que 50% das U.E’s participem do Premio Gestão;
Ação 2: Monitorar as unidades escolares para verificar se há consonância das ações planejadas com a auto avaliação da escola.
Metodologias:
Meta 2 - Espera-se que das escolas monitoradas 75% estejam com as ações planejadas em consonância com a auto avaliação.
Indicador V - Orientação e monitoramento da organização do espaço e do tempo escolares, práticas de conhecimento e observância da legislação relativa à carga horária, horários de aula e hora atividade, de modo a assegurar a qualidade do ensino e o atendimento às necessidades de aprendizagem dos alunos. (Gestão Pedagógica – Indicador 6; Gestão de Pessoas – Indicador 5)
Ação 1 - Monitorar e avaliar as unidades escolares estaduais, municipais, conveniadas e privadas, quanto à regularização dos cursos, atendendo às normas educacionais vigentes.
Metodologias:
Meta 1 - Regularização de cursos em 100% das U.E’s estaduais, conveniadas e privadas atendendo às normas educacionais vigentes;
Ação 2 - Orientar e Monitorar as unidades escolares para garantir o cumprimento da legislação vigente.
Metodologias:
Meta 2 - Espera-se que 100% das U.E’s estejam orientadas e cumprindo a legislação educacional vigente.
Indicador VI - Orientação à equipe diretiva da escola para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras com os professores no atendimento às diferentes necessidades e ritmos de aprendizagem dos alunos, com a utilização adequada de recursos didáticos e tecnologias educacionais que favoreçam o trabalho em equipe, a interdisciplinaridade, a contextualização e a apropriação dos saberes. (Gestão Pedagógica – Indicador 4)
Ação 1 - Monitorar a aplicabilidade das tecnologias nas práticas pedagógicas;
Metodologias:
Meta - Pretende-se que das escolas monitoradas 40% estejam aplicando as práticas tecnológicas com resultados significativos na aprendizagem.
Indicador VII - Orientação e monitoramento do Conselho de Classe quanto às práticas de análise dos resultados de aprendizagem (avanços alcançados e dificuldades enfrentadas pelos alunos). Gestão Pedagógica – Indicador 2
Ação 1 - Orientar e monitorar a equipe gestora sobre o Conselho Classe.
Metodologias:
Meta - Pretende-se que das escolas orientadas e monitoradas 60% estejam analisando e efetivando as práticas dos resultados de aprendizagem.
Indicador VIII - Apropriação, análise, divulgação e monitoramento dos resultados das avaliações interna-externas e índices como: PES, PROVA BRASIL, ENEM, IDEB e SAEB e proposição de metas de melhoria do rendimento escolar. (Gestão de Resultados Educacionais – Indicador 4)
Ação - Monitorar os resultados das avaliações internas /externas e índices como: PES, PROVA BRASIL, ENEM, IDEB e SAEB na prepositiva de estabelecer metas interventivas para a elevação do rendimento escolar.
Metodologias:
Meta - Espera-se que das UEs monitoradas 70% estejam analisando os índices com o objetivo de melhorar o desempenho dos alunos.
Indicador IX - Orientação e monitoramento das práticas de organização, atualização da documentação, escrituração, registros dos alunos, diário de classe, estatísticas, legislação e outros, para um atendimento ágil à comunidade escolar e ao sistema de ensino. (Gestão de Serviços e Recursos – Indicador 1)
Ação 1 - Monitorar as unidades escolares públicas, privadas e conveniadas, no que se refere à regularização da documentação escolar garantindo a aplicação da legislação.
Metodologias:
Meta 1 - Espera-se que das UEs monitoradas 100 % estejam cumprindo a legislação vigente.
Ação 2 - Orientar a equipe administrativa, quanto à atualização e organização dos arquivos das UEs, para agilizar a localização dos processos.
Metodologia:
Meta 2 - Espera-se que das UEs orientadas 75% estejam com os arquivos atualizados e organizados.
Indicador X - Orientação, acompanhamento e avaliação da atuação da Associação de Apoio à Escola quanto ao comprometimento, iniciativa e efetiva colaboração no desenvolvimento da gestão escolar. (Gestão Participativa–Indicador 3)
Ação - Acompanhar in loco a atuação das AAE’s.
Metodologia:
Meta - Espera-se que 50% do acompanhamento e execução dos trabalhos sejam realizados efetivamente pela equipe diretiva.
Indicador XI - Articulação, sensibilização, orientação, acompanhamento e avaliação do trabalho do voluntário na escola, junto à equipe diretiva, no sentido de reforçar ações voltadas para a melhoria da qualidade do ensino.
Ação 1 - Articular a equipe diretiva e o voluntariado sensibilizando-o da importância de sua atuação no espaço escolar.
Metodologia:
Ação 2 - Sensibilizar o voluntariado na unidade de ensino.
Metodologias:
Ação 3 - Acompanhar e avaliar in loco as ações do voluntariado.
Metodologia:
Meta - Pretende-se que 50% das escolas adotem o voluntariado e efetivem suas ações.
Indicador XII - Acompanhamento e avaliação das práticas de estímulo e apoio à organização do Grêmio Estudantil, para que atuem em ações conjuntas, solidárias, cooperativas e comunitárias. (Gestão Participativa – Indicador 3)
Ação 1 - Articular a equipe diretiva e o Grêmio Estudantil sensibilizando-o da importância de sua atuação no espaço escolar.
Metodologia:
Ação 2 - Acompanhar e avaliar in loco a atuação do Grêmio Estudantil nas unidades escolares, respeitando o poder deliberativo do mesmo.
Metodologia:
Meta - Espera-se que 65% dos Grêmios Estudantis realizem suas ações e tenham maior integração com os demais colegiados das U.E.s.
Indicador XIII - Desenvolvimento de ações de fortalecimento da RENAGESTE – Rede Nacional de Referência em Gestão, com a participação dos membros do Comitê regional e instituições parceiras.
Ação 1 - Promover articulação entre os membros do Comitê Regional e gestores educacionais, entre si, e destes com as instituições parceiras.
Metodologias:
Ação 2 - Incentivar a leitura da Revista Gestão em Rede e de outras publicações correlatas.
Metodologias:
Meta - Articular e envolver 50% dos membros do Comitê Regional e de instituições parceiras em estudos, discussões, planejamento e execução das ações da RENAGESTE.
Indicador XIV - Subsidio e orientação quanto à gestão e à utilização, de forma apropriada, dos materiais pedagógicos e recursos tecnológicos, para a implementação do PPP da escola. (Gestão de Serviços e Recursos – Indicador 2)
Ação - Estimular a equipe gestora quanto a utilização adequada dos materiais pedagógicos e dos recursos tecnológicos com base no planejamento do PPP.
Metodologia:
Meta - Pretende-se que 80% das escolas utilizem os materiais pedagógicos e os recursos tecnológicos de forma adequada.
Texto extraido do artigo "INDICADORES PARA A QUALIDADE NA GESTÃO ESCOLAR E ENSINO" , disponivel no site http://microeducacao.com.br/Concurso/Livros/HeloisaLuck.doc em 09/07/2009
A Profª Dorinha Seabra, entregou para as unidades escolares notebooks, data show, máquina de escrever e computador para escrita e leitura em Braille, bem como fez a entrega de notebooks para os Técnicos e Assessores da DRE. Na oportunidade, a Profª Dorinha, Secretaria Estadual de Educação e Cultura, por meio do Governo do Estado do Tocantins, reafirmou a doação de notebooks para cada professor da rede estadual de ensino e que os mesmos deverão estar disponíveis no dia do professor. Falou ainda que as escolas receberão recursos para construção de quadras poliesportivas, e que fora encaminhada para o poder legislativo estadual, proposta de aumento salarial para os nomeados. Afirmou que a CESGRANRIO ganhou a licitação para o concurso da educação, o qual em breve será realizado.
Características fundamentais do projeto político-pedagógico:
1. Considerar o que já está instituído (legislação, currículos, métodos, conteúdos, clima organizacional, etc);
2. E, ao mesmo tempo, instituir, estabelecer e criar objetivos, procedimentos, instrumentos, modos de agir, estruturas, hábitos e valores, ressignificando a própria cultura escolar.