Relógio

sexta-feira, 3 de julho de 2009

COORDENADORIA REGIONAL DE GESTÃO PEDAGÓGICA

Para promover a integração entre equipe gestora e unidades escolares e proporcionar um momento de reflexão de como as estratégias comunicativas podem ajudar na gestão interna e externa das instituições educativas, a Diretoria Regional de Ensino de Miracema, através da Coordenadoria Regional de Gestão Pedagógica, realizou na manhã do dia 05 de junho (quinta-feira) no auditório “Profª Maria Ivone Rocha Coelho” a palestra de Gestão Estratégica da Comunicação em Instituições Educativas, com a presença dos Diretores de Unidade Escolar, Diretores Administrativos Adjuntos, Suportes Pedagógicos das Unidades Escolares, as APAEs e Pioneiros Mirins jurisdicionadas a DRE-Miracema, assim como representantes das instituições de ensino particulares e municipais.
A programação teve inicio às 08 horas da manhã com a composição da mesa e apresentações culturais dos alunos dos CEM Santa Terezinha, Colégio Tocantins, CEM D. Filomena Moreira de Paula, Escola Estadual Francisco Martins Nolêto e Escola Estadual Onesina Bandeira, na seqüência fora realizada a palestra com o Prof. Dr. Diosnel Centuríon, PhD, especialista em comunicação internacional, comunicação institucional, comunicação administrativa, comunicação na mercadotecnia, publicidade, jornalismo e comunicação investigativa; pesquisador e consultor internacional; escritor e editor da Revista Irundú da Universidad Autônoma de Asuncíon; professor em várias universidades, com experiência em vários países.
O Prof. Centuríon estruturou sua fala em quatro partes, a saber:
1. O contexto do trabalho:
· Organização e comunicação interna na instituição.
· Relações humanas.
2. O contexto da comunicação:
· Conceito, funções, modelos e práticas.
· O processo da comunicação: relevância no trabalho e na empresa.
· Barreiras e obstáculos que interferem e dificultam o processo da comunicação.
3. Comunicação no trabalho:
· Modelos e práticas da comunicação na empresa ou instituição.
· Estilos de administração e comunicação: liderança e comunicação.
4. Estratégias para melhorar a comunicação no trabalho:
· Estratégias de relações públicas externas: melhorar a imagem e a cultura empresarial
· Estratégias de comunicação interna: melhorar o sistema e a rede de comunicação interna.
· Estratégias de comunicação interpessoal e multilateral: escutar ativamente e superar as distorções de comunicações.
· Estratégias do melhoramento da comunicação organizacional: atualizar e adaptar o sistema empresarial às necessidades tecnológicas e às demandas da sociedade.

A avaliação do encontro pelos participantes nos aspectos gerais quanto ao cumprimento da pauta, organização física, clareza nas informações, métodos e técnicas utilizadas, qualidade do material, aplicabilidade das orientações e atendimento às expectativas, foram avaliados obtendo os seguintes resultados percentuais: bom 55,52%, ótimo 41,75% e regular 3,17%. Em relação aos recursos materiais, bom 61,37%, ótimo 38,09% e regular 1,60%. Em relação ao tempo de realização das atividades, foram avaliados como bom 53,49%, ótimo 43,91% e regular 1,05%. Em relação ao palestrante foram avaliados como bom 41%, ótimo 41,3% e regular 5,28%.
Segundo Silvania Bucar Rocha, Coordenadora Regional de Gestão Pedagógica, o encontro foi importante devido a necessidade constante de nos auto avaliarmos frente às diversas relações humanas e profissionais vivenciadas e experienciadas no cotidiano do espaço de trabalho.
Os participantes apoiaram o encontro e solicitaram da DRE através da Coordenadoria Regional de Gestão Pedagógica, a promoção de outros encontros com temáticas voltadas para Gestão Escolar. Os temas sugeridos para o próximo encontro segundo os participantes foram: avaliação, auto-estima, relacionamento interpessoal e marketing.
Este encontro contou com o apoio do Café Paraíso, Papelaria Imperial, Papelaria Tocantins, Restaurante Tocantins, Supermercado Amigão, Escola Infantil Mundo Feliz, A Ferragista, Editora Saraiva e Clube de Desbravadores Águia Dourada.

REUNIÃO DE DIRETORES
No dia 06 de junho a Diretora Regional de Ensino, Profª Maria Marlene Rocha Coelho, reuniu-se com as equipes diretivas das unidades escolares, APAE’s e Pioneiros Mirins, para fazer a socialização do cronograma de acompanhamento às unidades escolares; apresentar os alunos que representaram a Diretoria Regional de Ensino no V Salão do Livro com apresentação musical: “A Dois Passos do Paraíso”; divulgação e análise dos índices de aproveitamento dos alunos no sistema PES; divulgar a aplicabilidade dos recursos financeiros e manutenção do patrimônio escolar; parabenizou as escolas que participaram do Prêmio Gestão e apresentou as Escolas Manoel Messias e Rui Brasil Cavalcante, as quais foram selecionadas para a fase estadual. Destacou ainda que a DRE receberá do Governo do Estado R$ 5.140.000,00 para as escolas regulares utilizarem em reforma e R$ 1.410.000,00 para as escolas indígenas.


A Profª Dorinha Seabra, entregou para as unidades escolares notebooks, data show, máquina de escrever e computador para escrita e leitura em Braille, bem como fez a entrega de notebooks para os Técnicos e Assessores da DRE. Na oportunidade, a Profª Dorinha, Secretaria Estadual de Educação e Cultura, por meio do Governo do Estado do Tocantins, reafirmou a doação de notebooks para cada professor da rede estadual de ensino e que os mesmos deverão estar disponíveis no dia do professor. Falou ainda que as escolas receberão recursos para construção de quadras poliesportivas, e que fora encaminhada para o poder legislativo estadual, proposta de aumento salarial para os nomeados. Afirmou que a CESGRANRIO ganhou a licitação para o concurso da educação, o qual em breve será realizado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário