Relógio

quinta-feira, 9 de julho de 2009

AÇÕES PARA A PROMOÇÃO DA MELHORIA DA GESTÃO

Heloísa Lück
Coordenadora Nacional da RENAGESTE-CONSED
Diretora Educacional do CEDHAP – Centro de Desenvolvimento Humano Aplicado - Curitiba
Professora do Curso de Mestrado em Educação da PUC-PR

Pesquisas educacionais internacionais têm identificado que as escolas que mais melhoram, além de cuidarem dos aspectos anteriormente mencionados, orientam seu trabalho no sentido de:

1. Estabelecer metas para a melhoria objetiva da aprendizagem, do desempenho de seus alunos e das condições para promovê-la.

Qualidade é um conceito subjetivo e amplo, que se manifesta objetiva e especificamente - em vista disso, a escola e os professores, mediante a liderança de seus dirigentes, devem estabelecer metas de melhoria a ser realizada em um período de tempodeterminado. Definições operacionais do que se espera construir com e no processo ensino-aprendizagem é imprescindível para se obter resultados positivos, bem como é necessário definir o conhecimento e as habilidades que as crianças devem dominar em cada estágio de sua escolaridade.

Como a elevação do tempo em processos de aprendizagem se constituem em fator de melhoria de ensino, pode-se colocar como indicador da elevação da qualidade, a elevação do seu emprego em tarefas úteis, eliminado-se o tempo gasto em processos burocráticos, como por exemplo: a chamada escolar, adotando-se outros meios mais eficazes para registrar a presença dos alunos; as atividades discentes orientadas para a resolução de problemas e não para a repetição de informações.

2. Melhorar e aumentar a capacidade de mobilização de pessoas em torno da educação, sejam professores, pais, alunos e comunidade.

Também este objetivo deve ser traduzido por metas, com indicadores claros de sua efetivação, como por exemplo: aumento em 40% da participação dos pais na reuniões da escola. É imprescindível para isso adotar uma atitude receptiva aos pais, ouvi-los primeiro, fazê-los sentir-se à vontade na escola. Chamá-los para ouvir reclamações dos filhos só os afasta.

3. Comprometimento com o desenvolvimento de programas de alcance a médio e longo prazo.

A gestão da escola é responsável por imprimir no estabelecimento de ensino uma visão de horizontes largos, que extrapole a tendência a ações reativas e imediatistas comumente empregadas no cotidiano escolar. É fundamental que quem trabalhe na escola tenha uma visão de futuro a respeito de seu trabalho, que perceba que o que faz tem desdobramentos futuros muito importantes e os visualiza positivamente.

4. Melhorar a mobilização e utilização eficaz de recursos para a educação.

Muitas vezes sai-se atrás de novos recursos e condições para o trabalho, sem se ter aproveitado os recursos e condições presentes, o que, por si só, é anti-pedagógico. Os alunos e professores estão aproveitando os poucos livros que a escola tem? O espaço escolar é bem aproveitado o ano inteiro?

5. Desenvolvimento de sinergia coletiva e espírito de equipe.

A escola não pode ser melhor do que o conjunto integrado de seu potencial. Dessa forma, a liderança do diretor escolar, quando efetiva, está continuamente voltada para a minimização de arestas eventuais que surgem em decorrência de relações interpessoais mal orientadas, e para a construção de uma produtiva sinergia de trabalho compartilhado.

Texto extraido do artigo "INDICADORES PARA A QUALIDADE NA GESTÃO ESCOLAR E ENSINO" , disponivel no site http://microeducacao.com.br/Concurso/Livros/HeloisaLuck.doc em 09/07/2009

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